ENTRE CURTAS E MOVIMENTOS – NOTAS SOBRE A IMERSÃO DOCENTE EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Bruno Silva Nigri Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Mateus Miranda Lopes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Sofia D’Ávila Xavier Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Como a relação com crianças compõe o processo de exercício da docência e do tornar-se professor? Este trabalho tem como objetivo explorar este questionamento a partir da experiência de dois bolsistas do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG. As referidas experiências foram processadas e registradas em dois GTD’s – Grupo de Trabalho Diferenciado, uma disciplina do currículo diversificado do Centro Pedagógico da UFMG, que ocorreu no segundo semestre de 2024 junto a uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. Os GTD’s “Curtas que contam” e “Na flor do movimento” têm como objetivo promover, respectivamente, processos de reflexão com as crianças a partir da apreciação de curtas-metragens e da experiência partilhada de práticas corporais. Este relato traz elementos contributivos sobre temas como prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Formação de professores.

 

Biografia do Autor

Bruno Silva Nigri, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais

Mateus Miranda Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Sofia D’Ávila Xavier Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

19-08-2025