ENTRE CURTAS E MOVIMENTOS – NOTAS SOBRE A IMERSÃO DOCENTE EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Como a relação com crianças compõe o processo de exercício da docência e do tornar-se professor? Este trabalho tem como objetivo explorar este questionamento a partir da experiência de dois bolsistas do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG. As referidas experiências foram processadas e registradas em dois GTD’s – Grupo de Trabalho Diferenciado, uma disciplina do currículo diversificado do Centro Pedagógico da UFMG, que ocorreu no segundo semestre de 2024 junto a uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. Os GTD’s “Curtas que contam” e “Na flor do movimento” têm como objetivo promover, respectivamente, processos de reflexão com as crianças a partir da apreciação de curtas-metragens e da experiência partilhada de práticas corporais. Este relato traz elementos contributivos sobre temas como prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Formação de professores.
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