BRINCANDO COM OS SONS: UMA AVENTURA PELA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Autores

  • Cecília Vieira do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maxwel Soares Ramos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luíza Vignoli Lacerda Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marcilaine Soares Inácio Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Brincando com os sons é uma proposta de ensino desenvolvida ao longo de um semestre junto a uma turma do primeiro ano de Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto ocorreu em um Grupo de Trabalho Diferenciado – GTD, disciplina da grade curricular da Escola que consiste em buscar novas modalidades de organização dos espaços e dos tempos escolares. Visou, em termos amplos, contribuir com o processo de apropriação da consciência fonológica, habilidade essencial na alfabetização e no letramento. Para tanto, foram utilizados recursos didáticos metodológicos variados, priorizando jogos, brincadeiras, alfabeto móvel, dentre outros. O objetivo principal no que se refere à aquisição da consciência fonológica é o de desenvolver possibilidades de aprendizagem de uma habilidade que, juntamente com a consciência lexical e a consciência sintática, sustentam a competência metalinguística relacionada ao processo de aquisição da língua escrita. Partimos do pressuposto de que crianças de 6 e de 7 anos têm papel ativo e significativo em seus processos de alfabetização e de letramento.

Biografia do Autor

Cecília Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Maxwel Soares Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduando em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Luíza Vignoli Lacerda, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Marcilaine Soares Inácio Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

19-08-2025