BRINCANDO COM OS SONS: UMA AVENTURA PELA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Resumo
Brincando com os sons é uma proposta de ensino desenvolvida ao longo de um semestre junto a uma turma do primeiro ano de Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto ocorreu em um Grupo de Trabalho Diferenciado – GTD, disciplina da grade curricular da Escola que consiste em buscar novas modalidades de organização dos espaços e dos tempos escolares. Visou, em termos amplos, contribuir com o processo de apropriação da consciência fonológica, habilidade essencial na alfabetização e no letramento. Para tanto, foram utilizados recursos didáticos metodológicos variados, priorizando jogos, brincadeiras, alfabeto móvel, dentre outros. O objetivo principal no que se refere à aquisição da consciência fonológica é o de desenvolver possibilidades de aprendizagem de uma habilidade que, juntamente com a consciência lexical e a consciência sintática, sustentam a competência metalinguística relacionada ao processo de aquisição da língua escrita. Partimos do pressuposto de que crianças de 6 e de 7 anos têm papel ativo e significativo em seus processos de alfabetização e de letramento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.