AFROBETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: TRILHANDO OLHARES INTERSECCIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho se propõe a discutir possibilidades de formação docente, no colégio de aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais, Centro Pedagógico, a partir de uma perspectiva interseccional. Por meio da metodologia do Círculo de Cultura (Romão et al, 2016), apresentamos uma atuação alicerçada pela afrobetização (Justino; Roberto, 2014), letramento racial (Almeida, 2018), afeto emancipatório (Gomes, 2022) e interseccionalidade (Collins, 2022), tendo como ponto de partida o processo formativo do PID — Programa de Imersão Docente —, da instituição. Como resultado, temos a presença da imersão, aliado ao acompanhamento de docentes comprometidos com a consolidação no chão da escola das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que versam sobre a obrigatoriedade da inclusão de saberes relativos à história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas e fortalecem a futura atuação docente de monitores do programa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.