AFROBETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: TRILHANDO OLHARES INTERSECCIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Bruna D´Carlo Rodrigues de Oliveira Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Vitor Augusto de Souza Lopes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este trabalho se propõe a discutir possibilidades de formação docente, no colégio de aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais, Centro Pedagógico, a partir de uma perspectiva interseccional.  Por meio da metodologia do Círculo de Cultura (Romão et al, 2016), apresentamos uma atuação alicerçada pela afrobetização (Justino; Roberto, 2014), letramento racial (Almeida, 2018), afeto emancipatório (Gomes, 2022) e interseccionalidade (Collins, 2022), tendo como ponto de partida o processo formativo do PID — Programa de Imersão Docente —, da instituição. Como resultado, temos a presença da imersão, aliado ao acompanhamento de docentes comprometidos com a consolidação no chão da escola das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que versam sobre a obrigatoriedade da inclusão de saberes relativos à história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas e fortalecem a futura atuação docente de monitores do programa.

Biografia do Autor

Bruna D´Carlo Rodrigues de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado em Estudos Interdisciplinares do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, docente do Centro Pedagógico da UFMG

Vitor Augusto de Souza Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

19-08-2025