PROGRAMA IMERSÃO DOCENTE: UMA TRAJETÓRIA ENTRE O INSTITUÍDO E O INSTITUINTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA-UNIVERSIDADE
Resumo
O propósito deste artigo é discutir a trajetória do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, dando a conhecer, por meio da narrativa dos autores e de documentos institucionais, suas origens e transformações, algumas de suas conquistas e desafios. O estudo integra uma pesquisa em rede cujo objetivo é inventariar, caracterizar e publicizar concepções e práticas instituintes de formação docente, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no âmbito da formação inicial e continuada, no Brasil e na América Latina. A perspectiva narrativa e (auto)biográfica do artigo busca reconstruir, tornar públicos e compreender os movimentos instituintes de formação docente protagonizados por docentes da educação básica que atuam no seio de uma escola-universidade. Estabelecendo um diálogo entre a narrativa dos autores e os estudos de Linhares (2007), Linhares e Heckert (2009) e Brito, Linhares e Praça (2013), sobre experiências instituintes, o artigo evidencia, na potência dos movimentos instituintes que possibilitaram a criação, as adaptações e as transformações do Programa Imersão Docente ao longo da sua trajetória, o compromisso do coletivo docente e técnico do Centro Pedagógico e dos estudantes participantes do programa em construir uma escola pública de qualidade, democrática, plural, diversa e inclusiva.
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