REFERÊNCIAIS TEÓRICOS SOBRE VIOLÊNCIAS ESCOLARES: PERSPECTIVA DE DIFERENTES AUTORES

Autores

  • Larissa de Fátima Fedalto Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos
  • Maria Clara Luiz Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos
  • Amanda Souza Rocha Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar um breve levantamento bibliográfico acerca de conceitos como violências, conflitos e incivilidades, com ênfase em reflexões sobre situações graves ocorridas nas escolas públicas. A democratização da educação trouxe estudantes com experiências e expectativas diversas, gerando conflitos, indisciplina e violência. Nas escolas públicas predominam violência física, roubo e uso de drogas; nas privadas, agressões verbais e psicológicas, com a família influenciando ambos os contextos. Microagressões e violência simbólica, como exclusão e humilhação, desestabilizam o convívio escolar e reproduzem desigualdades. Em diversas situações, estudantes ignorados ou marginalizados assumem papéis de protagonistas de atos violentos, quando, na realidade, são vítimas. Torna-se essencial aprofundar pesquisas e investir em formação continuada de professores, promovendo escolas mais democráticas, inclusivas e capazes de favorecer o pleno desenvolvimento dos estudantes.

Biografia do Autor

Larissa de Fátima Fedalto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos

Maria Clara Luiz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Especialista em Psicopedagogia Clínica pelo Centro Universitário Paulista e graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos

Amanda Souza Rocha, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Especialista em Direito Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Publicado

19-08-2025