REFERÊNCIAIS TEÓRICOS SOBRE VIOLÊNCIAS ESCOLARES: PERSPECTIVA DE DIFERENTES AUTORES
Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar um breve levantamento bibliográfico acerca de conceitos como violências, conflitos e incivilidades, com ênfase em reflexões sobre situações graves ocorridas nas escolas públicas. A democratização da educação trouxe estudantes com experiências e expectativas diversas, gerando conflitos, indisciplina e violência. Nas escolas públicas predominam violência física, roubo e uso de drogas; nas privadas, agressões verbais e psicológicas, com a família influenciando ambos os contextos. Microagressões e violência simbólica, como exclusão e humilhação, desestabilizam o convívio escolar e reproduzem desigualdades. Em diversas situações, estudantes ignorados ou marginalizados assumem papéis de protagonistas de atos violentos, quando, na realidade, são vítimas. Torna-se essencial aprofundar pesquisas e investir em formação continuada de professores, promovendo escolas mais democráticas, inclusivas e capazes de favorecer o pleno desenvolvimento dos estudantes.
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