EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA: DIALOGANDO POR MEIO DE HISTÓRIAS E CIÊNCIA
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com crianças de sete a dez anos, tendo como foco a Educação Emocional, por meio de histórias, experimentos científicos e diálogos. Um dos desafios que a escola atual enfrenta é lidar com as emoções que adentram este espaço, visto que as novas abordagens metodológicas de ensino, em geral, contam com a participação ativa das crianças, oferecendo oportunidades para elas se expressarem. No entanto, nem sempre essas atuações acontecem de forma tranquila. Por ser a escola um espaço de convívio entre pessoas, podem existir episódios de explosões de raiva, medo e tristeza, além da possibilidade da existência de xingamentos, bullying, brigas, depressões e ansiedade. Trabalhar na perspectiva da nomeação das emoções e compreensão do que se sente pode auxiliar o processo de autoconhecimento e maior tranquilidade nas dinâmicas escolares. Nesta perspectiva, focaremos no trabalho desenvolvido com os temas alegria, tristeza e raiva, em que foram selecionadas histórias e, depois, realizados experimentos científicos simples e visuais, promovendo tanto a ilustração sobre as emoções como um contato com a ciência. No final, foi aberto para o diálogo e, assim, observou-se as percepções das crianças que puderam expressar as diversas emoções vivenciadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.