EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA: DIALOGANDO POR MEIO DE HISTÓRIAS E CIÊNCIA

Autores

  • Rita de Kássia Cândido Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Karina Omuro Lupetti Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com crianças de sete a dez anos, tendo como foco a Educação Emocional, por meio de histórias, experimentos científicos e diálogos. Um dos desafios que a escola atual enfrenta é lidar com as emoções que adentram este espaço, visto que as novas abordagens metodológicas de ensino, em geral, contam com a participação ativa das crianças, oferecendo oportunidades para elas se expressarem. No entanto, nem sempre essas atuações acontecem de forma tranquila. Por ser a escola um espaço de convívio entre pessoas, podem existir episódios de explosões de raiva, medo e tristeza, além da possibilidade da existência de xingamentos, bullying, brigas, depressões e ansiedade. Trabalhar na perspectiva da nomeação das emoções e compreensão do que se sente pode auxiliar o processo de autoconhecimento e maior tranquilidade nas dinâmicas escolares. Nesta perspectiva, focaremos no trabalho desenvolvido com os temas alegria, tristeza e raiva, em que foram selecionadas histórias e, depois, realizados experimentos científicos simples e visuais, promovendo tanto a ilustração sobre as emoções como um contato com a ciência. No final, foi aberto para o diálogo e, assim, observou-se as percepções das crianças que puderam expressar as diversas emoções vivenciadas.

Downloads

Publicado

22-04-2025