PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM USO DA ANIMAÇÃO “LIKE AND FOLLOW”
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Telas, Brincar, Sala de aula, MetodologiasResumo
O uso excessivo de telas por crianças tem sido uma questão cada vez mais preocupante para pais, responsáveis, professores e demais profissionais que atuam no setor educacional. Entre os problemas causados pelo contato frequente com dispositivos digitais, podemos citar: atrasos na fala, Transtornos de sono, Transtornos da imagem corporal, depressão, TDAH e autismo virtual. Diante dessa realidade, o presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para alunos do ensino fundamental I, abordando como o uso excessivo de smartphones pode privar as crianças de atividades essenciais para o desenvolvimento físico e psicossocial, como o ato de brincar. Tal proposta pedagógica está dividida em três etapas. Num primeiro momento, há a exibição da animação “Like and Follow”. Posteriormente, o conteúdo de “Like and Follow” será encenado pelos alunos. Por fim, planeja-se uma roda de conversa com as crianças sobre aspectos positivos e negativos relacionados ao uso de aparatos eletrônicos. Nossa proposta não visa afastar as crianças dos dispositivos digitais (praticamente oniscientes em nossa contemporaneidade), tampouco eliminar qualquer tipo de tecnologia moderna nas escolas, mas incentivar os alunos para o uso mais saudável e educativo das telas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.