SANKOFA: O RESGATE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA POR MEIO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS AFROFUTURISTAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Educação, formação de professores, tecnologias educacionais, cultura afro-brasileiraResumo
Sankofa: o resgate da cultura afro-brasileira por meio de tecnologias educacionais afrofuturistas na formação de professores” é o tema desta pesquisa que busca ver a aplicabilidade das Tecnologias Educacionais Afrofuturistas no IFPA. O objetivo geral foi analisar as tecnologias educacionais afrofuturistas e suas contribuições para o resgate da cultura afro-brasileira. As tecnologias educacionais afrofuturistas são produtos infelizmente ainda pouco difundidos pelo Brasil, mas que podem vir a ser úteis na formação de docentes antirracistas e que celebrem a ancestralidade negra para todos os alunos, independente de raça. A psquisa então, mostra o uso de Tecnologias Educacionais Afrofuturistas como potencial ferramenta lúdica e interessante para um resgate da cultura afro-brasileira na formação de professores, algo que precisa ser cada vez mais discutido. As tecnologias são meios adaptados e flexíveis, permitindo que seja possível trabalhar a variedade de assuntos que a cultura afro-brasileira aborda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.