FAMÍLIAS INTER-RACIAIS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA

Autores

Resumo

As famílias inter-raciais são uma realidade no Brasil e por isso são foco de estudos no campo das relações raciais. O mencionado campo, ao se encontrar com o da educação e da literatura infantil, tem buscado estudar essas relações a partir da representação de suas personagens. No entanto, verifica-se uma lacuna em pesquisas sobre a representação de famílias inter-raciais nas obras infantis. Então, no presente artigo, resultado de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), analisou-se como famílias inter-raciais são representadas na literatura infantil, a partir do tipo, composição e pertencimento étnico-racial familiar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que contou com cinco etapas que auxiliaram na compreensão de como as famílias inter-raciais são retratadas na literatura para crianças, utilizando-se os textos verbais e não verbais (ilustrações) das obras. Como resultado, verificou-se que: 1) os dois tipos de famílias (adotiva e biológica) foram representadas igualmente; 2) a composição familiar predominante foi de mães brancas e pais negros com filhas e/ou filhos. Nas diversas formações familiares inter-raciais, foi possível verificar questões raciais presentes fora da ficção e que podem ser utilizadas como objeto pedagógico para a reflexão sobre a educação das relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

Sofia Lina Ruiz, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, campus São Carlos)

Ayodele Floriano Silva, UFSCar

Doutoranda em Educação pelo PPGE da UFSCAR. Mestre em Educação (2022) e graduação em Pedagogia (2018) pela UFSCar. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2007). É especialista em Biologia Aplicada à Saúde (2008) com Mestrado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo FSP/USP (2011). Trabalhou (2013 a 2018) no Instituto Fazenda da Toca na Escola de Educação Infantil da Toca. De 2018 a 2024 foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede particular de São Carlos. Atualmente é professora de EJA na rede municipal de São Carlos. Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB/UFSCAR e participa dos seguintes grupos de pesquisa: Educação Infantil e Pequena infância em Contexto - EDIPIC/UFSCAR e Educação e Relações Étnico-Raciais, do(a) Universidade Federal de São Carlos

Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É professora do Departamento de Teorias e Prática Pedagógicas e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar. É líder do grupo de Pesquisa CNPq "Educação e relações étnico-raciais". Coordena projeto internacional do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, educação infantil e formação de professores.Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Nanterre (2019-2020), no Centre de Recherche Éducation ef Formation (CREF-EA 1589). Équipe Éducation Familiale et Interventions Sociales auprès des familles com bolsa FAPESP e Print/CAPES.

Downloads

Publicado

14-12-2025