FAMÍLIAS INTER-RACIAIS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA
Resumo
As famílias inter-raciais são uma realidade no Brasil e por isso são foco de estudos no campo das relações raciais. O mencionado campo, ao se encontrar com o da educação e da literatura infantil, tem buscado estudar essas relações a partir da representação de suas personagens. No entanto, verifica-se uma lacuna em pesquisas sobre a representação de famílias inter-raciais nas obras infantis. Então, no presente artigo, resultado de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), analisou-se como famílias inter-raciais são representadas na literatura infantil, a partir do tipo, composição e pertencimento étnico-racial familiar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que contou com cinco etapas que auxiliaram na compreensão de como as famílias inter-raciais são retratadas na literatura para crianças, utilizando-se os textos verbais e não verbais (ilustrações) das obras. Como resultado, verificou-se que: 1) os dois tipos de famílias (adotiva e biológica) foram representadas igualmente; 2) a composição familiar predominante foi de mães brancas e pais negros com filhas e/ou filhos. Nas diversas formações familiares inter-raciais, foi possível verificar questões raciais presentes fora da ficção e que podem ser utilizadas como objeto pedagógico para a reflexão sobre a educação das relações étnico-raciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.