PERCEPÇÕES DA ESCOLA DAS JUVENTUDES ESCOLARIZADAS DE IGREJINHA (RS)
Palavras-chave:
Juventudes, Jovens, Percepções, Escola, EducaçãoResumo
As juventudes, enquanto categoria plural e diversa, ocupam lugar central no debate sobre educação, especialmente diante de mudanças sociais, culturais e econômicas que desafiam a escola contemporânea. Este estudo investigou as relações de jovens de Igrejinha (RS) a escola em que estudam, explorando suas percepções sobre o espaço escolar e as dinâmicas sociais nele presentes. Utilizando abordagem descritiva e delineamento de estudo de caso, foram aplicados questionários estruturados a 33 estudantes de 17 a 20 anos de uma escola pública estadual de Ensino Médio do município. Os dados apontam que a maioria dos jovens, predominantemente de 18 anos, estuda à noite e trabalha, sobretudo no setor de serviços e na indústria calçadista local. Os jovens valorizam a escola como espaço de aprendizado, amizades e alimentação essencial, especialmente para trabalhadores do turno noturno, mas também destacam limitações estruturais e de recursos. Questões como desigualdades raciais na conclusão do Ensino Médio e diversidade de gênero foram evidenciadas, junto à alta taxa de estudantes trabalhadores, acima da média nacional. As percepções dos jovens demonstram a relevância da escola como espaço educativo e socializador, mas também como palco de desafios significativos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.