AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Avaliação em Matemática. Ensino Fundamental. Desenho dos alunos.Resumo
Este trabalho tem por objetivo levantar e analisar as compreensões que os alunos do 6º ano do ensino fundamental possuem sobre a avaliação escolar em Matemática, procurando desvendar a realidade que é encontrada nas escolas públicas referente à avaliação dessa disciplina. Sendo direcionado pela seguinte pergunta-problema: O que os alunos acham do processo de Avaliação em Matemática e como são avaliados? Para verificar as compreensões dos alunos referentes à avaliação de matemática foram adotadas entrevistas e desenhos realizados pelos alunos, mostrando o que pensam sobre a avaliação. Nos depoimentos das entrevistas e nas imagens adquiridas demonstraram muitas informações sobre o que os discentes pensam sobre a Avaliação em Matemática ao desenhar corações, números e até mesmo pontos de exclamação e de interrogação. Este estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede Estadual de ensino do Estado de São Paulo. Este trabalho investiga o que acontece no processo de Avaliação em Matemática, possibilitando identificar os pontos críticos e favoráveis sobre a tão temida e polêmica Avaliação em Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.