AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cesar Augusto Prado Moraes Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Avaliação em Matemática. Ensino Fundamental. Desenho dos alunos.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo levantar e analisar as compreensões que os alunos do 6º ano do ensino fundamental possuem sobre a avaliação escolar em Matemática, procurando desvendar a realidade que é encontrada nas escolas públicas referente à avaliação dessa disciplina. Sendo direcionado pela seguinte pergunta-problema: O que os alunos acham do processo de Avaliação em Matemática e como são avaliados? Para verificar as compreensões dos alunos referentes à avaliação de matemática foram adotadas entrevistas e desenhos realizados pelos alunos, mostrando o que pensam sobre a avaliação. Nos depoimentos das entrevistas e nas imagens adquiridas demonstraram muitas informações sobre o que os discentes pensam sobre a Avaliação em Matemática ao desenhar corações, números e até mesmo pontos de exclamação e de interrogação. Este estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede Estadual de ensino do Estado de São Paulo. Este trabalho investiga o que acontece no processo de Avaliação em Matemática, possibilitando identificar os pontos críticos e favoráveis sobre a tão temida e polêmica Avaliação em Matemática.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Prado Moraes, Universidade Metodista de São Paulo

educação

Downloads

Publicado

03-12-2024