PATRIMÔNIO EDUCACIONAL LASSALISTA: FUNDAMENTOS E IMPACTOS
Resumo
Este artigo aborda o patrimônio educacional das Escolas Cristãs de João Batista de La Salle, como um movimento fundador da pedagogia moderna. O objetivo é investigar a herança educativa lassalista e seu impacto na pedagogia contemporânea. O legado educacional lassalista emerge dentro do contexto histórico e social da sociedade francesa dos séculos XVII e XVIII, caracterizada por desafios sociais, políticos e econômicos, bem como conflitos religiosos. Esse período testemunhou avanços científicos e tecnológicos junto a guerras, doenças e pobreza generalizada. Além disso, foi profundamente influenciado por crenças religiosas, desempenhando um papel central na vida cotidiana e nas instituições educacionais. La Salle, unido a um grupo de educadores leigos, desenvolveu um modelo de escolas que persiste até hoje. Este estudo bibliográfico adota uma abordagem histórica para explorar o patrimônio educacional lassalista, recorrendo a fontes primárias e secundárias para reconstruir o contexto e o desenvolvimento dessa tradição educacional. Partindo do contexto fundacional das Escolas Cristãs, o artigo apresenta as ideias de autores que confirmam a importância do legado pedagógico das Escolas Cristãs.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.