MÉTODO ARTÍSTICO INOVADOR DE ANÁLISE ANATÓMICA ESTRUTURADA POLIGONAL-PIRAMIDAL E MODELAÇÃO PLÁSTICA GEOMÉTRICA DA FORMA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
O artigo trata da disciplina de Desenho Académico como uma das principais disciplinas que forma as qualidades profissionais dos estudantes de pintura. O artigo considera o método de análise anatómica estruturada poligonal-piramidal e a modelação geometral-plástica da forma, que é desenvolvido e implementado no sistema de educação artística profissional na Academia Estatal de Cultura e Artes de Lugansk com o nome de Mikhail Matusovsky na Faculdade de Belas Artes e Artes Aplicadas no Departamento de pintura de cavalete. Para revelar a eficácia do método, foi efectuado um estudo utilizando o método estratométrico de modelação da amostra do grupo de trabalho. O estudo envolveu 5 grupos de estudo de alunos. O grupo era composto por raparigas, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Todos os alunos tinham formação na especialidade de pintura de papelaria. O estudo foi efectuado durante diferentes períodos. O método modernizado revela a eficácia na formação profissional e permite obter resultados elevados dos alunos no mais curto espaço de tempo possível. O artigo conclui sobre a importância do método de análise anatómica estruturada poligonal-piramidal e da modelação geométrico-plástica da forma no processo de aprendizagem, que desenvolve o pensamento espacial-artístico. O método obriga a estudar e a aplicar leis e regularidades matemáticas na resolução de problemas criativos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.