DIAGNÓSTICO DO DESEMPENHO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E GRADUAÇÃO NA CIDADE DE SÃO LUÍS E CHAPADINHA NO ESTADO DO MARANHÃO DURANTE A PANDEMIA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
COVID-19, Desempenho escolar, Educação, TecnologiaResumo
RESUMO: Durante a pandemia COVID-19, os docentes e alunos encontraram dificuldades em se adaptar ao novo modelo de ensino, em decorrência do pouco domínio da tecnologia da informação e comunicação na educação, infraestrutura e dos recursos tecnológicos disponíveis. Objetivou-se diagnosticar o desempenho de aprendizagem e as principais dificuldades dos alunos do ensino médio e superior da cidade de São Luís e Chapadinha, Maranhão, na modalidade de ensino remoto. A pesquisa foi realizada através de formulário google forms, enfocando-se questões de engajamento e dificuldades observadas na modalidade de ensino remoto. O questionário eletrônico foi composto por 12 questões, onde 102 alunos participaram do diagnóstico. Percebe-se através dos resultados como estavam sendo tratados didaticamente os conteúdos e conceitos utilizados e de que forma estava a aprendizagem dos alunos, na visão dos próprios alunos, enfocando suas principais dificuldades. Concluiu-se que este estudo contribui para aquisição de conhecimentos existentes sobre o desenvolvimento escolar na visão do aluno, onde o ensino remoto usando a pedagogia tradicional, não foi o suficiente para a construção de saberes, de acordo com falas dos próprios alunos, suas preferências foram por aula síncrona ou presencial, isso ficou claro nas questões de espaço aberto.
Palavras-chave: COVID-19; Desempenho escolar; Educação; Tecnologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.