DIAGNÓSTICO DO DESEMPENHO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E GRADUAÇÃO NA CIDADE DE SÃO LUÍS E CHAPADINHA NO ESTADO DO MARANHÃO DURANTE A PANDEMIA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO

Autores

  • Jessica Antonia Cardoso Mendes Universidade Estadual do Maranhão
  • Mestre Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão (PPGCA/UEMA). São Luís, Maranhão, Brasil.
  • Doutoranda Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão (PPGCA/UEMA). São Luís, Maranhão, Brasil.

Palavras-chave:

COVID-19, Desempenho escolar, Educação, Tecnologia

Resumo

RESUMO: Durante a pandemia COVID-19, os docentes e alunos encontraram dificuldades em se adaptar ao novo modelo de ensino, em decorrência do pouco domínio da tecnologia da informação e comunicação na educação, infraestrutura e dos recursos tecnológicos disponíveis. Objetivou-se diagnosticar o desempenho de aprendizagem e as principais dificuldades dos alunos do ensino médio e superior da cidade de São Luís e Chapadinha, Maranhão, na modalidade de ensino remoto. A pesquisa foi realizada através de formulário google forms, enfocando-se questões de engajamento e dificuldades observadas na modalidade de ensino remoto. O questionário eletrônico foi composto por 12 questões, onde 102 alunos participaram do diagnóstico. Percebe-se através dos resultados como estavam sendo tratados didaticamente os conteúdos e conceitos utilizados e de que forma estava a aprendizagem dos alunos, na visão dos próprios alunos, enfocando suas principais dificuldades. Concluiu-se que este estudo contribui para aquisição de conhecimentos existentes sobre o desenvolvimento escolar na visão do aluno, onde o ensino remoto usando a pedagogia tradicional, não foi o suficiente para a construção de saberes, de acordo com falas dos próprios alunos, suas preferências foram por aula síncrona ou presencial, isso ficou claro nas questões de espaço aberto.

Palavras-chave: COVID-19; Desempenho escolar; Educação; Tecnologia.

 

 

Biografia do Autor

Mestre, Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão (PPGCA/UEMA). São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015), graduação em Comércio Exterior pela Universidade Estácio de Sá (2015) e mestrado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela Universidade de São Paulo (2018). Especialização em Metodologias Ativas (PUC) e Informática na Educação (UFMA). Doutorando pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL (PPGCA) com tese intitulada de "Monitoramento ambiental do médio rio Tocantins , uma análise integrada de biomarcadores histopatológicos e enzimáticos".

Doutoranda, Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão (PPGCA/UEMA). São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em engenharia de alimentos, atualmente esta fazendo o curso de doutorano no Programa de Pós Graduação em Ciencia Animal na Universidade Federal Do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Downloads

Publicado

29-06-2024