A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ATO DE BRINCAR: REFLEXÕES PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA

Autores

  • Francisco Fernandes Ladeira UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
  • você Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/ Unidade Divinópolis)

Resumo

O presente trabalho aborda o ato de brincar, uma das características mais marcantes da infância. Para refletir sobre o tema em questão, recorremos tanto a autores clássicos como Lev Semionovitch Vigotsky e Melanie Klein; quanto estudiosos contemporâneos, a exemplo de Olivia Saracho, Edda Bomtempo, Fernanda Theodoro Roveri e Carmen Lúcia Soares. A partir da análise de conteúdo das obras mencionadas, concluímos que o brincar é de suma importância em vários aspectos da vida infantil, mas também oferece alguns riscos, como, por exemplo, a difusão de estereótipos de gênero. Não obstante, as brincadeiras, e toda a complexidade envolvida nessas atividades, ainda não são devidamente compreendidas por muitos educadores, que as percebem apenas como “momentos de diversão” e entretenimento e não como “fontes de aprendizagens”.

Biografia do Autor

Francisco Fernandes Ladeira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2018). Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

você, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/ Unidade Divinópolis)

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2017). Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/ Unidade Divinópolis).

Downloads

Publicado

10-08-2023