RELAÇÃO COM O SABER COMO HORIZONTE BIOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO

PERCURSOS PARA UMA PEDAGOGIA DA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Marcos Antonio Gonçalves dos Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Guilherme Carraro Pedronero Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

Este artigo teve como objetivo discorrer sobre o problema proposto por Bernard Charlot sobre a ausência de uma pedagogia contemporânea aos moldes do que propuseram as pedagogias tradicional e nova. Buscamos compreender e destacar o que definiria o conceito de Relação com o Saber e como esse conceito pode auxiliar no campo da educação na resolução de alguns de seus problemas. Com base em estudos bibliográficos, intentamos mostrar como o pensamento do autor nos leva a importantes questionamentos, com base nos quais, numa relação com o saber, procuramos escapar da lógica denominada pelo autor como do desempenho e da concorrência. Longe de definirmos algo ou darmos respostas últimas, nos lançamos aos primeiros passos reflexivos em busca da construção sobre como podemos compreender o conceito de Relação com o Saber e seus possíveis desdobramentos em direção a construção de uma pedagogia para a contemporaneidade.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação Em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar).

Guilherme Carraro Pedronero, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduando no curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde 2019. Integrante do grupo de pesquisa NEO - Núcleo de Estudos Oitocentista - UFSCar. Tem interesse nos temas: literatura brasileira; literatura brasileira oitocentista; a obra literária de Casimiro de Abreu.

Downloads

Publicado

11-12-2022