ATELIÊS BIOGRÁFICOS DE PROJETO: UMA POSSIBILIDADE PRESENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Rodrigo Cambiaghi
  • Roberto Marcos Gomes de Onófrio

Resumo

O presente artigo buscou compreender os Ateliês Biográficos de Projeto (ABP) como procedimento de formação capaz de complementar os procedimentos e saberes puramente formais presentes em parte das aulas e orientações curriculares da disciplina de Educação Física. Participaram desse estudo, quatro docentes deste Componente Curricular, atuantes na rede pública municipal de ensino, etapa do ensino fundamental de nove anos, ciclos iniciais. Foram organizadas sessões de entrevistas semiestruturadas, onde as transcrições destes dados verbais transformaram-se em extratos “trechos” narrados por esses docentes e divididos pelo pesquisador em três quadros. Estes quadros ajudaram na apresentação e, na e para análise da compreensão dos procedimentos de formações atuais e as relações com o saber, e mais, como procedimentos conduzidos sob as condições dos ABP poderiam modificar as próprias relações com o saber presente nestes procedimentos puramente formais ou instrumentalizados, estas condições mudariam o modo como esses estudantes e docentes acessam as aulas de Educação Física Escolar? Os resultados evidenciam que os procedimentos de formação como os ABP alcançaram relações com os saberes suficientes para oferecer a possibilidade de desenvolvimento da Concepção Global da Formação (CGF).

Biografia do Autor

Roberto Marcos Gomes de Onófrio

O presente artigo buscou compreender os Ateliês Biográficos de Projeto (ABP) como procedimento de formação capaz de complementar os procedimentos e saberes puramente formais presentes em parte das aulas e orientações curriculares da disciplina de Educação Física. Participaram desse estudo, quatro docentes deste Componente Curricular, atuantes na rede pública municipal de ensino, etapa do ensino fundamental de nove anos, ciclos iniciais. Foram organizadas sessões de entrevistas semiestruturadas, onde as transcrições destes dados verbais transformaram-se em extratos “trechos” narrados por esses docentes e divididos pelo pesquisador em três quadros. Estes quadros ajudaram na apresentação e, na e para análise da compreensão dos procedimentos de formações atuais e as relações com o saber, e mais, como procedimentos conduzidos sob as condições dos ABP poderiam modificar as próprias relações com o saber presente nestes procedimentos puramente formais ou instrumentalizados, estas condições mudariam o modo como esses estudantes e docentes acessam as aulas de Educação Física Escolar? Os resultados evidenciam que os procedimentos de formação como os ABP alcançaram relações com os saberes suficientes para oferecer a possibilidade de desenvolvimento da Concepção Global da Formação (CGF).

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Publicado

11-12-2022