O EU, O OUTRO E O NÓS: MOBILIZAÇÕES E INSPIRAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Ana Carolina Galdino da Luz Ufscar
  • Flávio Caetano da Silva Ufscar

Resumo

Neste artigo coletamos informações referentes às mobilizações presentes na carreira docente, a partir da participação de professores da Educação Básica, da escola pública. Buscou identificar e compreender o que mobiliza e instiga o prazer docente em continuar lecionando. A pesquisa faz parte do curso de pós-graduação, intitulado: “Da Escola Pública a Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”, oferecido pelo Departamento de Educação da UFSCar. Sendo assim, utilizamos como base teórica a teoria da relação com o saber, fundamentada por Charlot. Os dados foram coletados por meio de questões abertas e posteriormente analisados qualitativa e quantitativamente. Observou-se semelhança e aproximação de conteúdo nas informações exploradas, mesmo diante de perspectivas e experiências distintas.

Biografia do Autor

Ana Carolina Galdino da Luz, Ufscar

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016) e pós-graduação em Educação Inclusiva pela Faculdade Unitá (2021).

Flávio Caetano da Silva, Ufscar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Geografia pela Faculdade de Estudos Sociais de Limeira (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Sergipe, sob a supervisão do Prof. Bernard Charlot em conjunto com a Université Paris 13-Nord, França, sob a supervisão da Profa. Christine Delory-Momberger, em 2019. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, lotado no Ded - Departamento de Educação e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, nos curso de Mestrado e Doutorado. Atua na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade? nos seguintes temas: Relações com o saber; Formação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares; Políticas Públicas e Administração Escolar, Financiamento da Educação Básica, Teoria da Administração da Educação; Discurso e Subjetividade. (Fonte: Currículo Lattes).

Downloads

Publicado

11-12-2022