JOGOS ESTRUTURADOS COMO RECURSO SOCIALIZADOR PARA ESTUDANTES COM TEA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Paula Leal de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA)
  • você UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • você UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Palavras-chave:

Jogos; Transtorno de Espectro do Autismo; Educação Infantil; Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

A utilização dos jogos como um facilitador para a socialização da criança com TEA na educação infantil promove possibilidades de potencializar a socialização com o grupo no qual esta criança está inserida. Está cada dia mais comum a criança com TEA que inicia na sua primeira infância a educação infantil, sendo assim cada vez mais cedo atende-se esse público no AEE. Para desenvolver e estimular as possibilidades dos alunos se faz a necessidade de um material diversificado, lúdico, de fácil acesso e planejado para alcançar aos objetivos a serem trabalhados com estas crianças. Sendo assim, os jogos tornam-se aliados do professor do AEE para potencializar as aprendizagens da criança com TEA. Foi possível constatar através das pesquisas bibliográficas presentes neste artigo e estudo de caso através de uma professora de AEE de uma escola de Educação Infantil municipal da cidade de Uruguaiana-RS, a importância e indispensabilidade dos jogos e seus favorecimentos à aprendizagem como ampliação da comunicação, curiosidade, concentração, ajuda na construção de vínculos afetivos de um modo potencializador de socialização com o meio que a criança com TEA está inserida.

Biografia do Autor

Paula Leal de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA)

Pedagoga (FAEL), Especialista em Educação em Ciências (UNIPAMPA), Mestranda no PPG Educação em Ciências Química da Vida e Saúde

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Publicado

01-04-2024