EXPERIÊNCIAS COM A MATEMÁTICA NARRADAS POR FUTURAS PEDAGOGAS: QUE MARCAS ELAS DEIXARAM?

Autores

Palavras-chave:

Experiência, Estudantes de Pedagogia, Matemática, Narrativas

Resumo

O principal objetivo deste artigo foi investigar marcas deixadas pelas experiências com a Matemática, em um grupo de seis estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira. A pesquisa ocorreu em meio à pandemia da COVID-19 no contexto de uma disciplina ligada à Matemática, ministrada remotamente por meio de uma plataforma digital. Experiência foi definida a partir das ideias de Larossa, como algo singular e difícil de ser repetida. Portanto, como metodologia de pesquisa, utilizamos as narrativas, que privilegiam o singular, o local, o imprevisível. A partir da análise das narrativas das estudantes, revelaram-se marcas, efeitos e afetos que as experiências com a Matemática deixaram em cada uma: trauma, ódio, medo, gratidão, interesse, constrangimento.

Biografia do Autor

SR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA UNICAMP - PÓS-DOUTOR PELA UNIVERSIDADE DE SEATTLE (USA) PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA MESMA INSTITUIÇÃO INTERESSES DE PESQUISA: MODELAGEM MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR.

SRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROFESSORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG INTERESSE DE PESQUISA: DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS

Downloads

Publicado

10-08-2023