DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PERSPECTIVAS PRESENTES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS

Autores

  • Cristiane Keila Pessoa de Lima Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São Carlos
  • Fábio Ricardo Mizuno Lemos Instituto Federal de São Paulo

Resumo

Tem aumentado o número de casos de dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, o que motivou a realização deste artigo, que tem como objetivo investigar sob quais perspectivas as dificuldades de aprendizagem estão sendo apresentadas em artigos científicos relacionados com a Educação Infantil, no Brasil. Para isso, foram selecionados estudos científicos relacionados com os termos “dificuldades de aprendizagem” e “educação infantil”. Dez artigos publicados em periódicos foram examinados utilizando as seguintes etapas da Análise de Conteúdo: organização da análise; codificação; categorização. Por meio do processo de análise dos artigos, foram geradas as categorias: A) Identificação das dificuldades; B) Ações pedagógicas; C) Ações públicas e legislação; D) Infraestrutura e recursos materiais; E) Recursos humanos.

Downloads

Publicado

10-08-2023