RELATO DE VIVÊNCIAS DE UM ACADÊMICO DE PEDAGOGIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E ANTROPOLOGIA

Autores

Resumo

Este texto relata as vivências de um estudante-monitor na disciplina de Educação e Antropologia, obrigatória na estrutura curricular, do Curso de Pedagogia, numa universidade pública, em Mato Grosso do Sul. As reflexões apoiam-se em Roberto Damatta (1986), Roque de Barros Laraia (2007), Gilberto Velho (1978), Pierre Bourdieu (2015) e Pereira (2009), dentre outros. São trazidas à tona as leituras formadoras, a experiência de monitoria de graduação e uma visita técnica a um quilombo rural, todas salientam as contribuições na formação de professores com foco no estranhamento e na construção de práticas de alteridade. Os resultados sinalizam indícios de movimentação dos esquemas de percepção referente à diversidade cultural e sua relação com a docência, por meio da mediação de conteúdos que corroboram na ampliação do capital cultural científico e criam disposições para a formação do habitus estudantil.

Biografia do Autor

Cristian Lopez Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Campo Grande

Graduando do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) do campus de Campo Grande. Membro do Gepase (Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação) desde 2019.

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Campo Grande

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua no quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação - (cursos de Mestrado e Doutorado). Atuou (01.03.2017 a 01.08.19) como professora do quadro permanente do Programa de Antropologia Social/UFMS (curso de Mestrado). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Antropologia da Educação.

Downloads

Publicado

13-12-2021