NATAÇÃO ADAPTADA PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA DO ENSINO ESTRUTURADO

Autores

  • Eduardo Brichta David
  • Aline Cristina de Souza UFSCar

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista configura-se como um transtorno do neurodesenvolvimento, e apresenta variação quanto a intensidade dos sintomas e nos graus de severidade. Intervenções são propostas para desenvolver diferentes áreas do sujeito acometido, incluindo a natação, esta é tida como uma atividade completa, que busca aprimorar o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Aliado ao processo de ensino e aprendizagem - o Ensino Estruturado visa proporcionar arranjos no ambiente e nos materiais visando entendimento, independência e autonomia. Diante do exposto, o presente estudo teve por objetivo apresentar os benefícios da natação adaptada para pessoas com TEA considerando as estratégias do Ensino Estruturado. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática na base de dados Scielo, com recorte datado de 1990 a 2020. Foram selecionados 19 documentos que contribuíram para o embasamento e discussão da temática abordada. Os resultados obtidos demonstram a escassez de produção cientifica referente a TEA, natação adaptada e ensino estruturado. Os poucos estudos encontrados confirmam que o uso de estratégias do ensino estruturado junto a autistas e, especificamente, a natação adaptada possibilita a aprendizagem diferenciada, contribuindo diretamente para melhoria e ajuste de comportamentos, bem como melhorias significativas nas capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais.

Biografia do Autor

Eduardo Brichta David

Licenciado em Educação Física Especialista em Transtorno do Espectro Autista

Aline Cristina de Souza, UFSCar

Licenciada em Educação Especial Licenciada em Pedagogia Mestre em Educação Especial Doutoranda em Educação

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Publicado

13-12-2021