OLHARES SOBRE A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NO CONTEXTO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado no campo da psicologia como um transtorno relacionado ao desenvolvimento neurológico da criança, o que apresenta sinais e sintomas que compreendem dificuldade em se comunicar e de interação social, podendo estar associado a outras síndromes com causas múltiplas. O indivíduo com este transtorno, apresenta também um padrão de desenvolvimento irregular e déficit motor. A Psicomotricidade relacional é uma prática pedagógica que visa contribuir de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, promovendo uma ação prática do movimento em todas as etapas da vida da criança que ao brincar utiliza o imaginário, o simbólico, o emocional e o emotivo. O estudo teve como objetivo compreender o efeito da psicomotricidade relacional no campo das práticas pedagógicas das crianças com TEA, destacando as possibilidades da relação desta criança com o meio e com os outros à sua volta, especialmente no uso dos jogos. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica através da seleção dos artigos publicados nos sites, Google acadêmico, Scielo e Pepsic na perspectiva de refletir diante estas fontes de pesquisa a contribuição da psicomotricidade relacional e suas contribuições para as crianças com TEA. Constatou-se neste estudo que a psicomotricidade relacional nas ações pedagógicas pode apresentar efeito positivo no desenvolvimento ensino-aprendizagem e nos déficits de crianças com TEA.

Biografia do Autor

Cleonildo Mota Gomes Junior, Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA/ISEAD/PE

Mestre em Educação - Universidade de Pernambuco - UPE Mata Norte; Pós-Graduado em História da África - Fundação de Ensino Superior de Olinda -FUNESO-UNESF, Pós-Graduado em Ensino de História e Geografia - Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, Licenciado em Pedagogia - Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Tem experiência em Ensino Fundamental nas séries iniciais, Médio em Sociologia e Superior nas áreas de Multiculturalismo, Temática Indígena, Educação das Relações Étnico-raciais, entre outras. Membro Pesquisador do Grupo de Estudos Étnico-Racial e Ambiental - GERA da Universidade de Pernambuco - Nazaré da Mata/PE.

Renato André Santos de Souza

Pós-Graduado em Psicomotricidade Relacional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI; Pós-Graduado em ABA – Análise do Comportamento Aplicada pela Faculdade IBRA; Licenciado e Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA.

Downloads

Publicado

13-12-2021