A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA
Resumo
Nos anos iniciais na educação básica recursos audiovisuais são utilizados frequentemente como ferramentas pedagógicas para tornar as aulas mais interativas e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta a música como recurso pedagógico na Educação Infantil, investigando a importância e atuação da musicalização para esse público. Assim, esta é uma pesquisa exploratória realizada por meio de revisão bibliográfica utilizando o método de síntese para a coleta de referenciais teóricos que abordam o tema, evidenciando como a música pode colaborar para o desenvolvimento integral das crianças. Nesse sentido, é detalhado o contexto histórico da música no processo educacional, discutindo o processo de desenvolvimento integral do aluno por meio da musicalização e são apresentados exemplos práticos para aplicação da música em momentos de aula, relacionando-a com conceitos teóricos de ludicidade e psicomotricidade. Desse modo, a pesquisa possibilitou examinar o uso da música como recurso de auxílio nos processos didáticos e metodológicos da sala de aula, compreendendo seu papel para o desenvolvimento integral da criança e percebendo como se pode dispor desta de maneira significativa no ambiente escolar.Downloads
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