A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: DOCÊNCIA E OS PROCESSOS DE REINVENÇÃO

Autores

  • Graciela Soares Discente do programa de pós-graduação do Instituto Federal de Minas Gerais. Licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • Dandara Lorrayne do Nascimento

Resumo

Este estudo discorre sobre uma investigação da Avaliação da Aprendizagem de alunos da Educação Básica, no ensino remoto, durante a pandemia e sobre as percepções dos docentes no contexto. Logo, foram realizadas entrevistas com 22 professores que atuam na Educação Básica em Porto Alegre e região, seguindo os objetivos de estudar, investigar e problematizar como tem sido o processo de avaliação da aprendizagem e as principais percepções docentes no contexto vivido. Nas análises realizadas, levando em consideração as vozes dos sujeitos participantes da pesquisa entrelaçados aos autores estudados, foi possível evidenciar um latente processo de ressignificação e reinvenção das práticas docentes. Esta reinvenção da docência vem sendo subjetivada por esse novo formato de educação, pelas novas experiências de ensino, aprendizagem e avaliação, pelos meios digitais e diversas alternativas de organização. Os professores entrevistados trouxeram uma importante reflexão sobre a possibilidade de inserir novos modelos de organização pedagógica através da educação remota emergencial, buscando soluções e estratégias nas ferramentas digitais para viabilizar o trabalho. Por fim, foram sugeridos novos olhares para o conceito de avaliação, pois avaliar a aprendizagem escolar é um movimento que cabe ao espaço e tempo da escola e se dispõem às possibilidades de seguir reinventando a avaliação.

Biografia do Autor

Graciela Soares, Discente do programa de pós-graduação do Instituto Federal de Minas Gerais. Licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Discente do programa de pós-graduação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Educação Infantil, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Felizardo Prestes, da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Dandara Lorrayne do Nascimento

Mestre em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG). Especialista em Matemática e Biologia (FAVENI). Graduada em Matemática (IFMG).

Downloads

Publicado

11-12-2022