A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: DOCÊNCIA E OS PROCESSOS DE REINVENÇÃO
Resumo
Este estudo discorre sobre uma investigação da Avaliação da Aprendizagem de alunos da Educação Básica, no ensino remoto, durante a pandemia e sobre as percepções dos docentes no contexto. Logo, foram realizadas entrevistas com 22 professores que atuam na Educação Básica em Porto Alegre e região, seguindo os objetivos de estudar, investigar e problematizar como tem sido o processo de avaliação da aprendizagem e as principais percepções docentes no contexto vivido. Nas análises realizadas, levando em consideração as vozes dos sujeitos participantes da pesquisa entrelaçados aos autores estudados, foi possível evidenciar um latente processo de ressignificação e reinvenção das práticas docentes. Esta reinvenção da docência vem sendo subjetivada por esse novo formato de educação, pelas novas experiências de ensino, aprendizagem e avaliação, pelos meios digitais e diversas alternativas de organização. Os professores entrevistados trouxeram uma importante reflexão sobre a possibilidade de inserir novos modelos de organização pedagógica através da educação remota emergencial, buscando soluções e estratégias nas ferramentas digitais para viabilizar o trabalho. Por fim, foram sugeridos novos olhares para o conceito de avaliação, pois avaliar a aprendizagem escolar é um movimento que cabe ao espaço e tempo da escola e se dispõem às possibilidades de seguir reinventando a avaliação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.