INTERINSTITUCIONALIDADE E INTERSETORIALIDADE NA PRODUÇÃO DA CARTILHA DE COMBATE AO RACISMO E A DISCRIMINAÇÃO CONTRA ESTUDANTES INDÍGENAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM/PA: VIVÊNCIAS, FORMAÇÃO E PROPOSIÇÕES

Autores

  • Rui Massato Harayama Ufopa
  • Terezinha do Socorro Lira Pereira
  • Luanna Cardoso Oliveira
  • Cezar Henrique Assunção Teixeira Nobre
  • Solange Silva
  • Pedro Cohcho WaiWai

Resumo

Apresentamos reflexões a partir das experiências na execução do Projeto de Extensão intitulado “Cartilha de combate ao racismo e a discriminação contra indígenas nas escolas públicas da rede urbana de Santarém/PA” desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a 5ª Unidade Regional de Educação em Santarém (5ª URE/PA). O grupo foi criado em resposta à demanda judicial do Ministério Público Federal à Secretaria de Estado de Educação (Seduc/PA), objetivando qualificar o debate, propor formação, bem como refletir sobre a proposição de estratégias e metodologias para o enfrentamento ao racismo e a discriminação contra indígenas no contexto escolar urbano. A diversidade do grupo formado por pesquisadores da saúde coletiva e da educação, profissionais da área da educação e estudantes indígenas de graduação e de mestrado, possibilitou o desenvolvimento de metodologia participativa trabalhada em três momentos. O primeiro direcionado aos gestores das instituições de ensino da cidade do nível fundamental, médio e superior, o segundo para os docentes e o terceiro momento para os estudantes indígenas dessas mesmas instituições. A divisão em três momentos possibilitou a discussão de pontos comuns nas diferentes instituições de ensino, abordando elementos sobre racismo contra povos indígenas a partir da visão estrutural, institucional e imagética. A partir dessa metodologia foram desenvolvidas estratégias significativas de formação, de reflexão e de construção coletiva do conhecimento. Tema transversal e interdisciplinar nas políticas públicas de saúde e da educação, a questão do racismo ainda encontra pouca discussão quando voltada contra povos indígenas, e sobretudo nos espaços urbanos. Dessa forma, as atividades mostraram-se relevantes e necessárias por colocar no centro da discussão a experimentação de criação de dispositivos institucionais que se apresentam como espaços de formação humana e de construção de conhecimento.

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Publicado

20-04-2021