DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Patrícia de Jesus Neves
  • Anari Braz Bomfim

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar criticamente as razões para a reformulação do Ensino Médio, bem como os desafios que se impõem nesse contexto, sobretudo no estado da Bahia onde há o maior número de escolas que deverão iniciar a implementação do Novo Ensino Médio ainda esse ano. Trata-se de uma reflexão, na qual são discutidas as causas para essa reformulação conforme os documentos oficiais, mas também de acordo com as inferências de pensadores da área de educação que identificam diferentes causas para tal mudança na última etapa da educação básica. Tem por objetivo também refletir sobre as possíveis consequências da reforma a partir das ponderações de representantes de entidades sociais que militam em prol da educação pública gratuita de qualidade. O tema é trabalhado com base em pesquisa bibliográfica em fontes distintas, tendo em vista analisar de que maneira as mudanças que deverão ocorrer no Ensino Médio podem interferir na garantia da qualidade da educação, partindo do princípio de que a educação é um dos direitos sociais mais básicos para o convívio social e que a Educação em Direitos Humanos é o caminho para formar cidadãos conscientes e críticos. Palavras-chave: Ensino Médio. Educação. Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Patrícia de Jesus Neves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2013), pós graduação em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Realiza Projetos Educacionais (2020) e especialização em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia (2020). Atualmente é coordenadora pedagógica - Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Tem experiência em formação de jovens aprendizes, alfabetização e letramento e coordenação pedagógica.

Anari Braz Bomfim

É da etnia Pataxó. Possui graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira/ Licenciatura pela Universidade Federal da Bahia(UFBA) (2009). Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é Doutoranda em Antropologia Social do Programa de Pós Graduação de Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 2010 - 2012 participou como pesquisadora no Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena da Bahia - Núcleo Yby Yara, atualmente é membro do Grupo de Pesquisadores Pataxó - Atxohã. Tem experiência na área da educação escolar indígena, política para educação indígena, línguas indígenas, produção de material didático para as escolas indígenas. Atua principalmente nos seguintes temas: retomada ou revitalização da língua Pataxó, educação escolar indígena, Identidade e política linguística.

Downloads

Publicado

11-12-2022