A PERCEPÇÃO DO JOGO COMO UMA FERRAMENTA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

O presente estudo objetiva compreender a influência do jogo como uma ferramenta educativa para o desenvolvimento da criança na educação infantil. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, onde foram analisadas obras de autores que tratam da temática e questão, onde a elucidação do objetivo proposto trará subsídios necessários para a compreensão do jogo e da escola como ferramentas essenciais para o desenvolvimento integral do aluno. Os resultados apontam que o jogo tem uma grande importância para o desenvolvimento integral da criança, onde ele deve ser utilizado como um método eficaz para que a criança possa construir sua subjetividade e se apropriar da aprendizagem. Portanto, conclui-se que a construção da aprendizagem da criança se formula através da sua interação com o meio no qual está inserida, e a escola, junto com o professor, devem buscar aplicar métodos eficazes para que os alunos se desenvolvam através de um comportamento ativo e reflexivo.

Biografia do Autor

Maria Luciléia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA/CE

Graduanda em letras pela Universidade Regional do Cariri. Pesquisa as áreas da sociolinguística. Escola e linguagem. Formação de professores. Avaliação na escola.

Francisco Eraldo da Silva Maia, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Pós-Graduado em Ensino de Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós-Graduado em Didática e Práticas de Ensino pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte. Estudou na Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal, através do programa de bolsas IFCE Internacional. Membro do grupo de pesquisa CORPONEXÔES: Corpo, Cultura e Sociedade (IFCE), atuando e orientando estudos na linha Abordagens Críticas do Ensino de Educação Física. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE-UECE). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos períodos de 2015-2016 e 2016-2018. Atualmente é tutor dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Educação Física da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar e Políticas educacionais, com ênfase em Políticas educacionais de currículo, políticas educacionais para a formação dos professores de Educação Física, tendências pedagógicas e pedagogias críticas da Educação Física.

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

É mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em educação física. Especialista em docência do Ensino Superior e especializando-se em metodologia do ensino de educação física. Realiza pesquisas voltadas para a linguagem corporal na educação. Aspectos socio-históricos da educação física e dos esportes. Avaliação na educação e formação de professores.

Downloads

Publicado

11-12-2022