PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM CIEP: ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

  • Edyla Silva de Andrade
  • Camila Perez da Silva

Resumo

O conceito de Projeto Político Pedagógico [PPP] é complexo, pois abarca todo trabalho a ser realizado pela escola, a fim de sistematizar ações que evidenciem os objetivos centrais da instituição. A presente investigação teve por objetivo, analisar os PPP do Centro Integrado de Educação Pública [CIEP] localizado na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender como esta unidade escolar definiu e/ou reelaborou sua identidade educativa. Para tanto, utilizou-se o referencial teórico de Vasconcellos (1997) sobre Marco Referencial, Diagnóstico e Programação e a metodologia qualitativa para análise de conteúdos de Ludke&André (1986). Os resultados permitiram conhecer como esta instituição se organiza para oferecer uma educação pública de qualidade, assim como o processo de construção e reelaboração de seus marcos referenciais, diagnósticos e planos de ações, tendo como referência as necessidades apresentadas pela comunidade.

Biografia do Autor

Camila Perez da Silva

O conceito de Projeto Político Pedagógico [PPP] é complexo, pois abarca todo trabalho a ser realizado pela escola, a fim de sistematizar ações que evidenciem os objetivos centrais da instituição. A presente investigação teve por objetivo, analisar os PPP do Centro Integrado de Educação Pública [CIEP] localizado na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender como esta unidade escolar definiu e/ou reelaborou sua identidade educativa. Para tanto, utilizou-se o referencial teórico de Vasconcellos (1997) sobre Marco Referencial, Diagnóstico e Programação e a metodologia qualitativa para análise de conteúdos de Ludke&André (1986). Os resultados permitiram conhecer como esta instituição se organiza para oferecer uma educação pública de qualidade, assim como o processo de construção e reelaboração de seus marcos referenciais, diagnósticos e planos de ações, tendo como referência as necessidades apresentadas pela comunidade.

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Publicado

11-12-2022