LÚDICO E ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS TESSITURAS, OUTRAS APRENDIZAGENS

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Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o que entendemos por alfabetização e letramento a partir da dimensão do lúdico. Para tanto, nos aproximamos das ideias de Huizinga (2014) para definição de lúdico e Luckesi (2014) sobre ludicidade, atividade lúdica e não-lúdica. Além de acrescentar nesse debate as concepções de Macedo, Petty e Passos (2005) a respeito da dimensão do lúdico na aprendizagem. Sobre alfabetização e letramento entendemos como processos indissociáveis (SOARES, 2004; CARVALHO, 2005). A questão norteadora deste estudo foi: como tornar a prática alfabetizadora enriquecedora por meio do lúdico? Concluímos que uma alfabetização que tem o lúdico como princípio da pratica educativa, rompe as cartilhas, os métodos, as técnicas, e busca se conectar, entrelaçar com os que indivíduos sentem prazer para se apropriar de qualquer código linguístico e os desafios de ser leitor e escritor. Ler e escrever, ser alfabetizado entorno de uma perspectiva lúdica, possibilita reconhecer as várias maneiras de se inventar, reviver, imaginar outros modos pensantes do que seja alfabetizar letrando.

Biografia do Autor

Jonathan Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação na linha de Ética, Inclusão e Interculturalidade pela UFRJ (2018). Psicopedagogo e Especialista em Educação Inclusiva (2017). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFRJ (2016). Normalista pelo Instituto de Educação Carmela Dutra (2010). Pesquisador científico do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE - UFRJ).

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Publicado

11-12-2022