UMA FORMAÇÃO DE “UMA NOTA SÓ”: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DA RESOLUÇÃO CNE/CP N° 2/2019

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Resumo

A proposta deste ensaio é analisar, criticamente, as recentes orientações do Ministério da Educação no que se refere às políticas de formação de professores. A partir da análise da Resolução CNE/CP n° 2, de 20 de dezembro de 2019, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a Educação Básica, e definiu a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores (BNC-Formação), pretende-se discutir sobre a precarização das políticas de formação docente na atualidade. Parte-se da hipótese de que a Resolução CNE/CP n° 2/2019 está alinhada a práticas empresariais da Educação, ao empresariamento de si, em detrimento de uma formação pautada pela reflexão e pela crítica. Metodologicamente, este artigo utiliza-se das produções teóricas da Revista Formação em Movimento – Revista da ANFOPE - situadas entre 2019 e 2020 para sustentar o debate crítico proposto. A conclusão é a de que as novas diretrizes de formação inicial docente da Educação Básica promovem uma formação aligeirada e alinhada à lógica empresarial. Como forma de resistência, de contraconduta, faremos uso das elaborações teóricas foucaultianas apresentadas no texto “Qu’ est-ce que la critique?” numa tentativa de expor que um indivíduo expropriado da crítica, deixa-se capturar pelas técnicas de modelagem de condutas de si, de docilização dos corpos.

Biografia do Autor

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE

Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação, Didática, Metodologias de Ensino, Estrutura do Ensino, Psicopedagogia atuando principalmente nos seguintes temas: Valores, Educação, Políticas Públicas, Avaliação, Formação de Professores, Ética, Cidadania, Novas Tecnologias, Inclusão Escolar, Currículo Escolar. No Mestrado em Educação desenvolveu o tema das Novas Tecnologias e sua relação com a (semi) formação na perspectiva da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. No Doutorado em Educação desenvolveu a temática do "fenômeno" mal-estar docente como resultado da impossibilidade de se ter experiência (Erfahrung) no tempo presente. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa "Valores, Educação e Formação de Professores" coordenado pelo prof. Dr. Divino José da Silva. Atualmente, é professor da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - campus de Presidente Prudente/SP atuando na graduação presencial e EAD, ministrando as seguintes disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Psicologia Ambiental; Psicopedagogia (modalidade EAD), Psicologia da Educação; História da Educação l; História da Educação ll, Filosofia da Educação, Seminários Integrados e Currículo e Escola, além de orientar Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica nas áreas de Sexualidade e Educação, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Bullying, TDAH, Infância, Ludicidade, Políticas Públicas e Formação Docente. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia da FACLEPP/UNOESTE e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEEX) da mesma Instituição. Como atividades de pesquisa é parecerista técnico-científico ad hoc da Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI/UNOESTE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Revista Científica Colloquium Humanarum/UNOESTE, da Revista Contexto e Educação da UNIJUÍ, da Revista Educação e Pesquisa (Revista da Faculdade de Educação da USP), além de outras revistas científicas. É revisor do Periódico Guia do Estudante da Editora Abril.

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Publicado

11-12-2022