“GEOGRAFANDO O LITORAL SUL CAPIXABA”: ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS DOS COTIDIANOS ESCOLARES COM A AULA DE CAMPO

Autores

  • Yuri Victor Melo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cecília Uliana Zandonadi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberto Márcio da Silveira Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A investigação proposta almeja por meio da aula de campo, que os/as diversos agentes sociais, estudantes, professores, pedagogos e residentes, compreendam suas realidades, cartografem paisagens, expressem sentimentos, sensibilizem-se com o ambiente e exerçam a empatia e a cidadania. A presente pesquisa originou-se das inter-relações teórico-práticas engendradas no decorrer do Programa Residência Pedagógica e consubstanciou-se a partir da aula de campo para o município de Guarapari, litoral sul capixaba. Analiticamente, utilizou-se de matizes teóricas do método cartográfico, dos estudos nos/dos cotidianos, das pesquisas ambientais e das compreensões educacionais freirianas em hibridismo com as experimentações discentes. Considera-se que a práxis proposta foi enriquecedora para todos os agentes envolvidos, pois facultou-os a novas práticas investigativas cotidianas e lhes sensibilizou para a constituição de outras espacialidades. Espera-se que tal estudo contribua para a busca por uma educação crítica, plural e diversa.

Biografia do Autor

Yuri Victor Melo, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado e bacharelando em Geografia

Cecília Uliana Zandonadi, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada e bacharelanda em Geografia

Roberto Márcio da Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Geografia e Mestre em Educação

Downloads

Publicado

11-12-2022