ATIVIDADE PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO IFES-CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Jaqueline Bragio Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo- SESA
  • Marcio Colodete Sobroza Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
  • Roberto Carlos Farias de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Sandra Marcia Mateus Ferreira

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever os impactos na rotina dos professores para realização de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) em decorrência do distanciamento social provocado pelo novo coronavírus – Covid-19. Trata-se de um estudo quali-quantitavo, realizado entre os meses de julho a agosto de 2020. Para a produção dos dados foi aplicado um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e uma questão aberta, enviado por meio digital, e-mail institucional, a todos os professores do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim. Os sujeitos da pesquisa foram 30 professores, que concordaram voluntariamente em responder e participar do estudo. Os dados produzidos foram organizados em blocos temáticos que contemplaram os elementos: disciplinas, APNPs, tempo, processos de ensinar-e-aprender e emocional. Reconhecer as limitações, as dificuldades, os esforços de cada um nesse processo é humanizar um momento de desafios extremos a que todos estamos submetidos. Pelos dados produzidos, podemos reconhecer a fragilidade dessa interação com os alunos, assim como destacar e defender a importância das relações construídas pelo contato, da presença, do olho no olho. Ser professor em tempo de pandemia requer, para além do conhecimento e experiência, resiliência para garantir, a partir do seu ofício, os processos de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Jaqueline Bragio, Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo- SESA

Doutora e Mestre em Educação (UFES). Enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo-SESA/ES. Áreas de pesquisa: educação e saúde; Saúde da criança e do adolescente; educação especial; brinquedotecas hospitalares; processos de ensino-aprendizagem.

Marcio Colodete Sobroza, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Doutor e Mestre em Educação (UFES). Professor de Educação Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – IFES.

Roberto Carlos Farias de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Mestre em Ciências da Educação (UNINORTE). Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Artes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Sandra Marcia Mateus Ferreira

Arte-educadora. Especialista em Arteterapia.

Downloads

Publicado

11-12-2022