EDUCAÇÃO, ENSINO, APRENDIZADO E ESCOLA COMO CAMPO DE DISPUTAS E INSTRUMENTOS DE REPRODUÇÃO SOCIAL: CRÍTICAS SOCIOLÓGICA E DA SOCIOLOGIA

Autores

Resumo

A educação e a escola ainda são espaços e instrumentos complexos nas sociedades. Isso pelo fato das referidas serem propagadas com certos ideais de inclusão e integração social, porém, contraditoriamente atuam como mecanismo de segregação e exclusão. Ou seja, tais instrumentos e ideais em questão possuem “duas faces na mesma moeda”. E o que dizer de ideais de escola sem partido? Ora, sabemos que nenhuma instituição é apolítica, neutra, desinteressada, isenta, imparcial e que não tome posicionamento para um lado, grupo, classe e ideal. Sendo isso um fato real e social, logo, todos os indivíduos que estão ligados a tais instituições, direta ou indiretamente, também não são neutros, não são desinteressados e imparciais. Isso não ocorre apenas com os sujeitos e as instituições, mas também com as ciências em si, seus objetivos e produções. Logo, num idealismo ideologizado se concebe as instituições, educação e ciências como neutras, imparciais e desinteressadas politicamente. Entretanto, na realidade do cenário social e em seus embates e conflitos, repleto de contradições e antagonismos, o que vemos é todos estes citados assumirem posições em favor de determinado grupo, ideal e classe. Sendo assim, será com reflexões nas teorias de Bourdieu que propomos analisar tais espaços como campos de disputas e reprodução social, incluindo a própria ciência sociológica como ferramenta de prevenção, intervenção e conservadora da reprodução social, também sendo campo de disputas.

Biografia do Autor

Marcelo Barboza Duarte, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especializado em Filosofia pelo Departamento de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho (UGF); Licenciado em Sociologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Licenciado em Pedagogia Plena com Habilitação ao Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, Orientação, Supervisão e Administração Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória - ES; Licenciado em Filosofia e História pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Bacharelando em Filosofia pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como colaborador em diversos projetos e trabalhos realizados por Instituições sem fins lucrativos para a orientação, auxílio e inserção social de Crianças, Adolescentes e Adultos que vivem em estado de marginalização e vulnerabilidade social em Comunidades, Hospitais e Casas de detenção nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também participou de um projeto humanitário na Bolívia em 1998, Cidade de Puerto Suarez e Santa Cruz de la Sierra, inclusive em Aldeias indígenas, onde sua perspectiva de vida, sociedade e relações sociais mudaram radicalmente. Atuou como Apresentador de um Programa de Rádio FM no Estado do Rio de Janeiro (com mais de 200 mil ouvintes por dia), Lecionou Disciplinas de Teologia em Institutos, Seminários e Faculdades de Teologia no Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e atualmente Leciona Filosofia em escolas da rede Estadual e privada do Rio de Janeiro, isso como professor Docente I. E como pesquisador tem buscado entender questões sobre processos, conteúdos e estruturas educacional, a violência e sua percepção no espaço escolar, como exposto na Dissertação de Mestrado, onde o problema foi "O impacto da violência urbana na percepção de estudantes da Educação Básica;" bem como sobre a inconstitucionalidade da prática do Ensino Religioso e a violência do mesmo para com a consciência dos educandos no espaço público escolar, onde resultaram trabalhos como "O Ensino Religioso na Educação de Niterói: Facultativo ou Obrigatório, Confessional ou Plural?" e " A Introdução do Ensino Religioso na Educação Pública Brasileira e sua Filosofia," no qual são levantadas questões relacionadas a filosofia e pensamento crítico, sobretudo no que diz respeito a formação filosófica dos estudantes da rede pública. Não apenas nestes, mas em todas as produções há as considerações e críticas sobre o por que dos educandos da rede pública não possuírem certa formação que abarque mais conteúdos filosóficos e científicos, para e em sua formação plena enquanto indivíduos, sujeitos e cidadãos.

Downloads

Publicado

13-12-2021