A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • Antonia Ediele de Freitas Coelho Universidade Federal do Pará
  • Carlos Alberto Rodrigues de Souza Universidade Federal do Pará
  • João Manoel da Silva Malheiro Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente artigo procura abordar a atuação do pedagogo em ambientes não formais de ensino, considerando suas principais funções dentro do espaço hospitalar. Fazemos um breve comentário sobre o conceito da educação não formal, considerando os diversos meios de atuação do profissional da Pedagogia, de acordo com as necessidades ocasionadas pelas transformações sociais. Realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada com uma pedagoga atuante em um hospital municipal do Norte do Brasil, além de conhecer a brinquedoteca onde acontecem os atendimentos. Os resultados apontam que o pedagogo possui funções distintas daquelas apresentadas em ambiente formal de educação, pois é necessário saber transformar o espaço hospitalar em um ambiente aconchegante para a criança enferma, de forma que este minimize seus traumas ou medos ocasionados por sua situação

Biografia do Autor

Antonia Ediele de Freitas Coelho, Universidade Federal do Pará

Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de estudo, pesquisa e extensão Formação de Professores de Ciências. Professora monitora do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” da Universidade Federal do Pará (Campus Castanhal).

Carlos Alberto Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Pará

Licenciado e Bacharel em Educação física, especialista em "Bases fisiológicas do treinamento personalizado e nutrição esportiva. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA/UFPA).

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Licenciado Pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Pós-Doutor em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru). Docente Associado I da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências. Coordenador do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” da Universidade Federal do Pará (Campus Castanhal).

Downloads

Publicado

11-12-2022