INDÚSTRIA CULTURAL, SEMIFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Camila Perez da Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Ricardo Gavioli de Oliveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre as influências da indústria cultural no contexto da inclusão digital potencializada em função da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o presente artigo destaca os desafios relacionados à inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional brasileiro, procurando analisá-los a partir de duas perspectivas distintas: 1) como facilitador na localização e no uso da informação e; 2) como um perigoso instrumento de alienação pedagógica, com vistas à semiformação. Se por um lado, a expansão das TDIC representa uma importante fonte de apropriação da riqueza social produzida, por outro lado, a utilização mal planejada destes recursos pode colaborar para ampliar ainda mais a desigualdade social, face o aumento do percentual de info-excluídos que emanam deste processo.

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Publicado

06-10-2020