RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL EM UMA CIDADE NO SUDOESTE DO PARÁ

Autores

Resumo

Trata-se de um relato de experiência do estágio supervisionado realizado em um curso de pedagogia no sudoeste paraense que objetiva analisar criticamente o contexto educacional por meio da investigação, planejamento e observação das atividades realizadas pelos professores no exercício de suas atividades. Aponta que o estágio supervisionado aproxima o estudante de seu futuro campo de atuação profissional, pois proporciona a oportunidade de relacionar as vivências pessoais experienciadas no campo de estágio com os conhecimentos técnicos-científicos apreendidos no processo de formação. Conclui que o estágio supervisionado permite construir conhecimentos que contribuem para a formação da identidade profissional do professor, pois torna-se uma oportunidade de visualizar, na prática, o seu futuro campo de trabalho.

Biografia do Autor

Laine Rocha Moreira, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Educação Física - Universidade do Estado do Pará/UEPA (2008); Graduação em pedagogia - Centro Universitário Internacional UNINTER (2020); Especialização em Educação e Cultura: Confluências -Universidade Federal do Pará/UFPA (2010); Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior - Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2009); Mestrado em Educação/Universidade do Estado do Pará/UEPA (2015). É professora Auxiliar da UEPA, na qual ministra as disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica I, II, III, IV e Estágio Supervisionado I e II. Pesquisadora da linha: Formação de professores e práticas curriculares do Grupo Multidisciplinar de pesquisa em Educação, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia. Pesquisadora do grupo de pesquisa Ressignificar - Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física. Atua no campo da Educação e Educação Física com foco na formação de professores, nas práticas educativas e no estágio supervisionado em Educação Física.

Larici Keli Rocha Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Altamira

Graduação em Educação Física - Universidade do Estado do Pará/UEPA (2011); Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior - Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2012); Especialista Políticas Educacionais e Saberes Docentes - Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira (2019); Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Altamira

Downloads

Publicado

13-12-2021