MODELOS FORMATIVOS DA DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS RACIONALIDADES TÉCNICA, PRÁTICA E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa
  • Karen Laíssa Marcílio Ferreira Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O presente ensaio teórico discute os modelos formativos de professores, a saber: o da racionalidade técnica, o da racionalidade prática e o reflexivo e suas implicações nos entendimentos de programas e de cursos que norteiam os processos de desenvolvimento da docência, seja de forma inicial ou continuada. Nesse sentido, através de um levantamento bibliográfico, expõe-se as principais características de cada modelo, vislumbrando alguns paralelos comparativos entre eles, no que se refere aos pontos de encontro e distanciamento, bem como aos limites e avanços. Por fim, destaca-se o modelo reflexivo como uma possibilidade frente aos demais, visto que, mesmo com ponderações, ele congrega e traz elementos novos para se pensar a formação docente, as práticas educativas e o espaço escolar com todos os seus agentes como parte integrada do ser e do fazer docentes.

Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Formação de Professores: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência e Narrativas. Aprovado em 1º lugar no edital 3/2019 para Monitor Nível II de Psicologia, atuando em disciplinas da licenciatura e do bacharelado.

Karen Laíssa Marcílio Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Pedagogia pela MULTIVIX e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

13-12-2021