PERCEPÇÕES SOBRE A TAREFA DE CASA

Autores

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece uma avaliação qualitativa e contínua da aprendizagem. Para tal fim, pode-se utilizar diversos instrumentos. Focalizamos na tarefa de casa porque ela se tornou uma prática comum. Objetivamos analisar como ela se integra na aprendizagem do aluno. Realizamos uma pesquisa em uma escola municipal de Simão Dias – SE com a análise da proposta pedagógica e percepção da coordenação e 14 professores sobre o uso da tarefa de casa. Constatamos a intenção do feedback coletivo e individualizado para o aluno. Parece que esse instrumento está sendo utilizado para revisão dos conteúdos.

Biografia do Autor

Heike Schmitz, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Pedagogia, Ciências Políticas e Filologia Alemã pela Johannes Gutenberg Universität Mainz (Alemanha); Mestrado em Ciências Políticas pela Johannes Gutenberg Universität Mainz (Alemanha) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. É professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Departamento de Educação e no Núcleo de Pós-Graduação em Educação e é membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação (APOGEU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Desenvolvimento Organizacional de Escola, Organização do Trabalho Pedagógico e Avaliação Educacional.

Beatriz Noia Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e integrante do Grupo de Pesquisa em Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação (APOGEU/UFS).

José Luis Monteiro da Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia e Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Especialização em Metodologia da Educação a Distancia, Especialização em Docência do Ensino Superior, Especialização em Pedagogia Social e Especialização Língua Inglesa: Fluência e Gramática. Mestrado em Educação pela Universidade Del Mar- Chile e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é Coordenador Geral do Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Nilo Peçanha- BA. Coordenador Pedagógico do Instituto de Formação Educacional da Bahia- IFEB e Professor da Rede Municipal de Ensino.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

13-12-2021