LEVANTAMENTO DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES (AS) DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO QUANTO AO FENÔMENO DO ABANDONO ESCOLAR

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Resumo

O abandono escolar está intimamente relacionado ao comportamento do aluno evadir-se antes do término do ano letivo onde estava matriculado. O conceito “abandono” foi escolhido devido à complexidade de fatores que levam o aluno a evadir-se da escola, para Steinbach e Pelissari (2012) evasão remete-se a um “ato solitário”, em contrapartida o termo “abandono” está relacionado a um ato conjunto, envolvendo motivos externos para seu afastamento. A pauta é direcionada aos fatores que levam ao abandono do aluno, sejam elas: professores, gestão escolar, família ou fatores externos (a sociedade). Na instituição de ensino, o diretor exerce a função de mediar conflitos e criar estratégias para que o estudante permaneça no banco escolar. Atualmente, utiliza-se a proposta nacional, que visa trabalhar com o aluno a tríade: escola, família e aluno. Com isso pergunta-se qual a percepção dos diretores das escolas de ensino médio acerca do fenômeno do abandono? Objetivando levantar quais os motivos que levam os alunos abandonarem a escola? Quais as estratégias que poderiam fortalecer a permanência ou diminuir o abandono? Tratou-se de uma pesquisa de natureza básica. Em relação à metodologia utilizada a pesquisa se configurou como mista. A amostra contou com 3 diretores das escolas públicas estaduais de um município do planalto norte catarinense. Foi levantado que os motivos para o abandono escolar são desinteresse, casamento, filhos, falta de apoio familiar e que as estratégias utilizadas são palestras motivacionais, conscientização e visitas domiciliares.

Biografia do Autor

Jeferson Ostroski Martins, Universidade do Contestado - UnC

Acadêmico de psicologia, estagiário de recursos humanos e pesquisador

João Angelo de Lima Bassani, Universidade do Contestado - UnC

Professor Universitário

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Publicado

13-12-2021