A ESCRITA ESPONTÂNEA DE CRIANÇAS A PARTIR DA PERSPECTIVA PSICOGENÉTICA

Autores

  • Micarla Silva de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nathany Morais de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nazineide Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a escrita espontânea de crianças da Educação Infantil à luz da perspectiva psicogenética de Emília Ferreiro. Para isso, investigou-se as hipóteses de escrita de quatro crianças de uma turma de Nível IV, com idades entre quatro e cinco anos, de uma escola pública localizada no município de Caicó-RN. Diante disso, destaca-se o percurso histórico da língua escrita e o caminho metodológico que envolveu a pesquisa exploratória com a utilização de ferramentas de cunho qualitativo, tais como a entrevista e alguns materiais, como: cartões, lápis e papel. De modo geral, a pesquisa pauta-se na ideia de que a compreensão dos níveis e períodos que compõem a conceitualização da escrita tem grande importância para a mediação do processo de evolução da escrita por parte dos educandos.

Biografia do Autor

Micarla Silva de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do Curso de Pedagogia pela UFRN

Nathany Morais de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do Curso de Pedagogia pela UFRN

Nazineide Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em educação pela UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação integral, educação infantil, psicologia da educação e formação do leitor.

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Publicado

13-12-2021