PROFESSORES-CONTADORES: A Contação de histórias como ferramenta metodológica para a leitura e a escrita.

Autores

  • Blenda Priscila Alencar da Silva Prefeitura Municipal de Amontada
  • Rui Carlo Pontes Moura

Resumo

A discussão sobre como melhorar a prática pedagógica brasileira é algo em constante debate e análise nos âmbitos educacionais. A contação de histórias no ambiente escolar é um momento único entre o leitor em formação e o texto, sendo ainda uma atividade que promove a integração entre o momento da leitura e o da produção textual, capaz de estimular o imaginário e emoções da criança. Em busca de contribuir na mediação dos educandos à prática de leitura e escrita foi ofertada uma oficina pedagógica sobre contação de histórias, tendo como objetivo analisar as modificações que a oficina poderia trazer à prática metodológica dos professores da instituição pesquisada. O estudo teve como enfoque metodológico a pesquisa-ação selecionando como instrumento de obtenção de dados questionários respondidos pelos professores após três meses da realização da oficina. Foi observada uma postura reflexiva desses professores em relação às suas práticas educativas em sala de aula e após a inserção deste recurso pedagógico em suas salas de aula, os docentes perceberam a mudança positiva no comportamento de seus alunos diante da leitura e escrita assim surgindo inúmeros caminhos para conduzir o leitor em formação à literatura de forma espontânea e atrativa com grande aceitação e satisfação.

Biografia do Autor

Blenda Priscila Alencar da Silva, Prefeitura Municipal de Amontada

Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Psicopedagoga clínica e institucional. Especialista em docência do Ensino Superior. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Amontada.

Rui Carlo Pontes Moura

Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará. Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará. Servidor público federal do Ministério da Fazenda.

Downloads

Publicado

13-12-2021