A APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS DO CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO (CEU) BUTANTÃ PELAS CRIANÇAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI) BUTANTÃ, NA CIDADE DE SÃO PAULO, SP, BRASIL

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Resumo

Este artigo tem como objetivo central mostrar como as crianças de 0 a três anos e onze meses de idade, se apropriam dos diferentes e múltiplos espaços arquitetônicos do complexo educacional, esportivo e cultural por meio de experiências e do brincar. Enquanto brincam, descobrem e se apropriam do mundo que as rodeia, percebem como acontecem as relações sociais e também ampliam sua capacidade criadora. As brincadeiras espontâneas, individuais ou coletivas, e os jogos dirigidos estão presentes no cotidiano da escola, ajudando as crianças a lidarem com diversos sentimentos, comunicarem-se consigo e com os outros. O trabalho dos professores visa planejar, criar estratégias e condições para que as crianças se sintam instigadas a aprender de modo significativo e em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo, desenvolvendo competências e habilidades necessárias para os anos posteriores de sua vida.

Biografia do Autor

Mônica Abud Perez de Cerqueira Luz, MACKENZIE

Mestre, Doutora e Pós Doc em Educação

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Publicado

06-12-2019