ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 A 5 ANOS) ACERCA DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

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Resumo

Tendo em vista o interesse comum da família e da escola de introduzir os indivíduos aos conteúdos culturais existentes, entende-se a importância da relação entre essas instituições. O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções de educadoras da Educação Infantil (0 a 5 anos) acerca da relação escola-família. A metodologia engloba estudos de pesquisas que versam sobre essa relação nesta etapa da educação, além de um estudo empírico com oito educadoras de uma instituição municipal de Educação Infantil do Estado de São Paulo. Os procedimentos utilizados foram observação participante e entrevista semi-estruturada com as educadoras. Os dados obtidos foram analisados com base no conceito de unidades significativas de Bardin (2016). Para compreender as percepções das educadoras, fez-se necessário também apresentar suas concepções sobre a instituição de Educação Infantil e sobre a família. Os resultados apresentam que ainda são necessários muitos avanços no interior de ambas as instituições para que a relação entre elas aconteça de forma a beneficiar o trabalho do educador e, consequentemente, trazer melhorias no desenvolvimento da criança. Concluímos que ambas precisam se voltar ao seu objetivo comum e estabelecer uma parceria para que superem juntas as dificuldades encontradas no trabalho com crianças dessa faixa-etária.

Biografia do Autor

Caroline de Souza, Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – São Paulo – Brasil

Graduanda em Pedagogia (UNESP) e integrante do PET Pedagogia MEC UNESP. Pesquisadora estudante do GEPIFE – Grupo de estudos e pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização (UNESP CNPq) na Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – São Paulo – Brasil.

Marcia Cristina Argenti Perez, Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – São Paulo - Brasil

Pedagoga (UNESP), Mestre e Doutora em Psicologia (USP), Pesquisadora e Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual. Líder do GEPIFE – Grupo de estudos e pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização. UNESP- FCLAr - Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – São Paulo – Brasil

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Publicado

06-12-2019