O DIREITO À EDUCAÇÃO E SUA EFETIVAÇÃO NO CAMPO: UM ESTUDO DAS CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS DA COMUNIDADE DE MUSELO, INDAIABIRA- MG

Autores

  • Elane Rodrigues de Oliveira Licenciada em Pedagogia da Terra pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Giselle Modé Magalhães Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

O presente artigo visa a discutir a efetivação do direito à educação infantil na comunidade de Muselo, cidade de Indaiabira - MG. A partir de revisão bibliográfica sobre o contexto histórico da educação infantil no campo e da análise das legislações que amparam o direito à educação, realizamos uma pesquisa de campo com moradores e com a Secretaria de Educação do município a fim de avaliar o atendimento das crianças nas escolas de educação infantil. A pesquisa demonstrou que não há creches no município, de modo que as crianças entre 0 e 3 anos não recebem atendimento educacional. Constatamos também que apenas uma das crianças entre 4 e 5 anos de Muselo não está matriculada na pré-escola. Neste sentido, discutimos a importância da conscientização das famílias sobre o direito à educação desde a mais tenra idade, bem como a necessária luta pela autonomia das mulheres e por condições de trabalho que possibilitem a educação escolar das crianças da comunidade.

Biografia do Autor

Giselle Modé Magalhães, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Educação - DEd Área de fundamentos da educação: psicologia educacional.

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Publicado

06-12-2019