“SABIA QUE A LINHA DA PIPA SERVE PRA COSTURAR ROUPA?”: DIÁLOGOS EM RODA DE CONVERSA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ILHA DE MOSQUEIRO, PARÁ

Autores

  • Marileia Pereira Trindade Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Campus de Altamira, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia.
  • Elenilde Lázaro Monteiro Professora contratada da Secretaria Municipal de Educação de Belém/Pará.

Resumo

O artigo discute a roda de conversa na Educação Infantil enquanto espaço dialógico que envolve adultos e crianças. Analisa as experiências relatadas por crianças em rodas de conversa em uma Unidade de Educação Infantil (UEI) da ilha de Mosqueiro (PA) e a prática docente com esse espaço dialógico. O estudo desenvolveu-se com base em registros das rodas de conversa, por meio de diários de aula e de gravadores de voz. Para tratamento das informações, utilizaram-se técnicas de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a roda de conversa é um espaço singular para o diálogo e a interação entre adultos e crianças e entre criança e crianças. A roda de conversa mostrou-se um momento propício para tecer experiências em grupo. As crianças revelaram experiências sobre si, sobre o outro, sobre a comunidade, sobre a família e sobre o mundo natural.

Biografia do Autor

Marileia Pereira Trindade, Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Campus de Altamira, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia.

Titulação: Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Instituição e área em que atua: Professora da Faculdade de Educação, do Campus de Altamira, da UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (IPê). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventude, Representações Sociais e Educação (GEPJURSE). Publicações importantes: 1) BAHIA, C. C. S. ; MOCHIUTTI, S. ; TRINDADE, M. P. . Formação e prática de professores de bebês: entrelaços com o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil na Universidade Federal do Pará. In: ANPEd Norte, 2016, Belém. ANPEd Norte, 2016. 2) BAHIA, C. C. S. ; TRINDADE, M. P. ; DELGADO, A. B. . Os sentidos atribuídos à docência com bebês por professoras egressas do Curso de Especialização. In: V Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI), 2016, Florianópolis, Santa Catarina.. V Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI), 2016. 3) ANJOS, F. V. S.; TRINDADE, M. P. A escola como dispositivo valorativo e motivacional. In: As representações sociais de professores do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola. Curitiba: Appris, 2017. Pesquisa que desenvolve no doutorado: Representações socais sobre criança e infância em Programas de Pós-Graduação em Educação da Amazônia. E-mail: marileiatrindade@gmail.com Endereço para correspondência: Rua Príncipe de Mônaco, Nº 97. Icoaraci, Belém, Pará. Título do Artigo: “SABIA QUE A LINHA DA PIPA SERVE PRA COSTURAR ROUPA?”: DIÁLOGOS EM RODA DE CONVERSA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ILHA DE MOSQUEIRO, PARÁ

Elenilde Lázaro Monteiro, Professora contratada da Secretaria Municipal de Educação de Belém/Pará.

Titulação: Especialista em Docência na Educação Infantil, pela Universidade Federal do Pará. Pedagoga. Instituição e área em que atua: Professora da Educação Infantil. Atua em regime de contrato na Secretaria Municipal de Educação de Belém/Pará. E-mail:hellemlmonteiro@gmail.com Endereço para correspondência: Loteamento Jardim do Sol, Nº 23. Bairro: Baia do Sol, Mosqueiro, Belém, Pará.

Downloads

Publicado

06-12-2019