A APLICABILIDADE DE SITUAÇÃO-PROBLEMA NO ENSINO DA ARITMÉTICA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SONIA BESSA, JÉSSICA SILVA DE SOUSA, KAROLAYNE RODRIGUES PINHEIRO

Resumo


Esse relato de pesquisa apresenta registros e procedimentos que estudantes utilizaram para representar as operações aritméticas. Participaram 23 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escola municipal localizada em Formosa-GO e duas estudantes do curso de pedagogia, bolsistas do Programa de Iniciação à Docência - PIBID. Realizou-se intervenções pedagógicas durante seis encontros semanais com 1h30 de duração. Esses encontros foram em forma de oficina. Foram encontrados em uma mesma sala de aula, alunos que realizaram diferentes formas de registros. Algumas crianças utilizaram marcas de contagem em forma de riscos que iam assinalando à medida que contavam, outras representaram os números com bolinhas. Apareceram diferentes formas de agrupamentos e um número bem menor de estudantes utilizou o algoritmo convencional. Todos os 23 estudantes sabiam utilizar a forma convencional do algoritmo, contudo as diferentes formas de registro verificadas indicam que nem todos os estudantes compreendiam as noções subjacentes. O conhecimento dos estudantes quanto às operações com o algoritmo convencional demonstrou pouca articulação entre o fazer e o compreender.



© 2007. Cadernos da Pedagogia. ISSN: 1982-4440.