A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA NA PEDAGOGIA DE JOHN DEWEY

Rodrigo Augusto De Souza, Maria Cristina Gomes Machado

Resumo


Neste trabalho analisamos a concepção de História na Pedagogia de John Dewey (1859-1952). A história recebe uma nova “significação” no pensamento deweyano. Com isso, temos implicações pedagógicas para o encaminhamento dessa nova visão de História como disciplina escolar. Nessa intenção, apresentamos o conceito “tradicional” de História, de tendência escolástica e cientificista. Essa noção de História, fortemente arraigada na educação tradicional, foi criticada por Dewey, que apresentou novos pressupostos à compreensão da História. Nesse estudo, enfatizamos o que Dewey chamou de “significação” e de como essa idéia se aplica ao entendimento da História e à sua efetivação como disciplina curricular. Por fim, mostramos como o pragmatismo de John Dewey fundamenta essa nova compreensão da História e da sua configuração como disciplina escolar.



© 2007. Cadernos da Pedagogia. ISSN: 1982-4440.