A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Thaís Oliveira Andrade

Resumo


O presente artigo descreve a contribuição da Psicomotricidade para a aprendizagem da escrita, tendo por objetivo fazer algumas considerações sobre a importância das habilidades motoras para a aquisição da escrita, buscando entender o conceito de Psicomotricidade e como ela está vinculada ao processo de alfabetização, bem como a sua contribuição para a aprendizagem das crianças. Para tanto, a abordagem psicomotora irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele, localizando-se no tempo e no espaço, por isso torna-se um fator essencial ao processo de desenvolvimento da criança. A estruturação da Educação Psicomotora é um pilar fundamental para a construção do processo de aprendizagem e intelectivo da criança. Pretende-se, neste estudo, por meio de uma revisão bibliográfica, refletir sobre contribuição da Psicomotricidade para o processo de aprendizagem da criança. Os principais referenciais teóricos utilizados para atender os objetivos foram: Alves (2007), Fonseca (2004), Le Bouch (!982, 1984, 1988), Silva (1999) entre outros. No decorrer do processo de aprendizagem componentes psicomotores básicos são utilizados com muita frequência, o desenvolvimento e potencialização do esquema corporal, estruturação espacial, orientação temporal, lateralidade e pré-escrita são substanciais para a aprendizagem, logo, qualquer oposição ou complicação em um desses componentes poderá obstaculizar o efetivo processo de aprendizagem.

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© 2007. Cadernos da Pedagogia. ISSN: 1982-4440.